quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

             Sobre a sopa emagrecedora:

A sopa emagrecedora realmente é uma boa opção para emagrecer com saúde?

A primeira coisa que você precisa saber é que a dieta da sopa se encaixa no grupo das dietas restritivas. Isso quer dizer que ela exclui alguns alimentos do cardápio, e é cheia de proibições bastante difíceis de seguir.

Veja abaixo alguns pontos negativos dessa dieta:

# É verdade que a dieta da sopa provoca grande perda de peso, pois a pessoa estará ingerindo menos calorias diariamente, entretanto, por ser bastante pobre em calorias, a sopa emagrecedora não supre as necessidades energéticas de uma pessoa adulta, o que pode resultar em graves problemas de saúde.

# As pessoas que tentam seguir essa dieta podem sofrer com fraqueza, dores de cabeça, tonturas, cansaço, irritabilidade e indisposição. Isso acontece principalmente por causa da baixa ingestão de hidratos de carbono, que são a principal fonte de energia do organismo.
# Apesar de rica em vitaminas e sais minerais, a sopa emagrecedora é muito pobre em carboidratos, gorduras e proteínas. Além disso, por excluir as leguminosas do cardápio, a dieta da sopa compromete o fornecimento de aminoácidos ao organismo. Os aminoácidos representam 20% do corpo humano, e são essenciais para a formação de hormônios.
# Outro problema da dieta da sopa é que ela é muito pobre em gorduras. Isso pode parecer bom para quem deseja emagrecer, mas a verdade é que para viver com saúde é necessário ingerir um pouco de gordura. A gordura atua na produção hormonal, e é essencial para a absorção das vitaminas lipossolúveis.
# A dieta da sopa permite o uso de algumas sopas industrializadas, entretanto, essas sopas são ricas em sódio (e outros elementos prejudiciais), o que não é bom para quem deseja perder peso, pois o sódio promove a retenção hídrica e em excesso provoca aumento da pressão arterial.
# Outro ponto negativo da dieta da sopa é que ninguém consegue ficar a vida inteira tomando sopa. Uma alimentação monótona e muito restritiva pode levar qualquer pessoa a cair em tentações mais cedo ou mais tarde, portanto, a dieta da sopa pode levar você a ganhar mais peso, pois o seu organismo ficará com uma necessidade louca de devorar todos os tipos de alimentos, inclusive aqueles calóricos e açucarados. E cá entre nós: é muito difícil resistir quando bate aquela vontade absurda de devorar todo tipo de porcarias.

Então eu devo eliminar a sopa emagrecedora do meu cardápio?

A sopa emagrecedora é saudável, e você pode consumi-la com toda a tranquilidade. O que você NÃO deve fazer é utilizar somente a sopa, e deixar de comer outros alimentos saudáveis.  
Para emagrecer com saúde você pode tomar a sopa uma vez por dia, ou umas três vezes por semana. Mas lembre-se de manter sempre uma dieta equilibrada, assim você emagrecerá de maneira saudável, sem sofrer com fraquezas, tonturas, dores de cabeça e indisposição.

Receita de sopa emagrecedora

Veja abaixo uma receita de sopa emagrecedora muito fácil de preparar.

Ingredientes
01 kg de tomate sem pele
 # 01 repolho
 # 06 cebolas grandes
 # 01 cabeça de alho
 # 01 ramo de aipo
 # 02 pimentões
 # 04 cenouras
Modo de preparo
Para preparar essa sopa emagrecedora basta picar todos os ingredientes e colocar numa panela. Adicione água até cobri-los, e deixe cozinhar por aproximadamente 60 minutos. Depois tempere com pouco sal e pimenta.

Considerações finais

A dieta da sopa, apesar de realmente provocar emagrecimento rápido, não contribui para a reeducação alimentar, e ainda pode prejudicar a saúde.
A sopa emagrecedora é saudável e não precisa ser cortada do cardápio, mas não deve ser utilizada como base da alimentação, pois não possui todos os nutrientes que o organismo precisa para funcionar adequadamente.

Fonte: http://emagrecimentourgente.com/sopa-emagrecedora-sera-que-a-dieta-da-sopa-emagrece-mesmo/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário